terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O que é Scrapbooking?

Scrapbooking é a tendência mais quente e vibrante de artesanato em papel nos Estados Unidos, e em vários outros países, como Austrália, Canadá e Inglaterra. Scrapbooking é a arte de criar álbums da memória com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas, entre outros itens. Na primeira vez que alguém escuta sobre "scrapbooking", muitas são suas perguntas e dúvidas em relação a esta arte. Mas no momento em que você vê um álbum de scrapbook completo, nenhuma explicação adicional é necessária.
De um modo geral Scrapbook ou scrapbooking é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode–se usar esta técnica também para fazer convites de aniversários, casamentos, chá de panela..., agendas, marcadores de livro, caixas, lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir. A arte de Scrapbook teve origem na Alemanha passando então para Inglaterra. No século XVII havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; estes diários eram feitos à mão.



Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança.
Nos Estados Unidos, a arte do Scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente no norte da América, em regiões como Salt Lake City em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião Mórmon.
Contudo, o problema sempre foi que a maioria dos papéis, etiquetas e adesivos usados eram extremamente prejudiciais ao conteúdo, e assim arruinavam muitas fotografias estimadas. Com o tempo a cola soltava, fotos e detalhes caíam, papéis amarelavam, e fotos se estragavam. O uso de materiais com acidez é o inimigo número 1 dessa prática, e infelizmente esses materiais ainda são muito comuns, principalmente no Brasil. O scrapbooking surgiu como um hobby quando as pessoas viram a necessidade de preservar memórias estimadas e fotografias com materiais sem acidez (acid-free) e métodos seguros para as fotos.

O crescimento desse hobby aconteceu com o lançamento de produtos cada vez mais bonitos pelas indústrias. Scrapbooking é uma atividade gratificante e criativa para todos. E é justamente essa sensação de prazer e de satisfação que nos faz dedicar um pouco do nosso tempo para criar páginas decoradas para álbuns de scrapbook. É como se estivéssemos revivendo o instante em que as fotos foram tiradas. Além disso, é uma maravilhosa terapia rever e reviver as boas memórias que nos trazem todas aquelas fotos de amigos, parentes e de eventos tão importantes em nossas vidas.

Hoje em dia, a diferença básica entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Por volta de 1880 quando a primeira câmera foi inventada, as fotos de família foram aparecer nos álbuns. Países como Inglaterra, Austrália, mas principalmente nos EUA, scrapbooking é uma arte expressiva que mostra fotos e recordações de uma forma segura e criativa em álbuns. Com o cuidado de usar papéis, colas, canetas e outros produtos livres de ácido, as páginas são decoradas com vários tipos de acessórios e textos/ histórias.

A revista Time Magazine publicou que essa indústria cresceu de $350 milhões/ano em 1998 para mais de $1.4 bilhões/ano em 2002, e que ainda continua crescendo.”
Todos nós sempre temos um monte de fotos e memórias maravilhosas que ficam jogadas e esquecidas em algum canto de nossa casa.
Scrapbooking é a solução para colocar essas fotos no seu devido e merecido lugar.























Estas páginas fazem parte de

um calendário criado por mim.

By Gi Prado

in Scrap Day by Day©
Todos os direitos reservados

6 comentários:

  1. Oi Gi!! Sou a Sil Franco!! Vi seu blog no blog da Solange e vim conhecê-lo!! Adorei o calendário! Vc fez cada uma das páginas 30 por 30??!! Nossa!! Que trabalhão hein?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi...
    Amei esse calendário, ficou maravilhoso, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Que graça os calendários, adro essa mistura de antigo com o atual. Vou te adicionar no meu blog e obrigado pela visita. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi, obrigada pelo recadinho la no meu blog....
    Adorei o seu calendario. Sempre que der pasarei por aqui... depois vou dar uma espiadinha no seu site.
    Bjs e Feliz 2009 pra vc!!!

    ResponderExcluir
  5. OI Gi ! Vi seu blog no blog da Sil e aproveitei para conhecer seu cantinho ! Amei tudo por aqui, seus trabalhos estão lindos !
    Vou te linkar no meu bloguinho, posso ?
    Beijos !

    ResponderExcluir
  6. Oie ! Tem presentinho pra você no meu blog. Bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, envie sua sugestão. Ficarei feliz com sua participação!